ARTIGO

21/07/2020 às 10h23m

Pecuária: os principais avanços que destacaram a atividade nos últimos anos

A pecuária é, sem dúvidas, uma das atividades de mais destaque no Brasil e no mundo. Só no nosso país, possuímos um parque industrial com capacidade de abate de quase 200 mil bovinos por dia e 214,9 milhões de cabeças de gado - o que corresponde ao maior rebanho bovino comercial mundialmente. Além disso, a prática também é responsável por empregar cerca de 1,6 milhão de brasileiros.

No entanto, para garantir esse sucesso, foram necessários diversos avanços tecnológicos ao longo do tempo. As melhorias aconteceram nas técnicas de manejo, no desenvolvimento genético dos animais, nos métodos de nutrição e pastagem e até mesmo nas condições ambientais e sanitárias. Confira alguns destes progressos:

Melhoramento Genético
Graças às técnicas de reprodução bovina, como a transferência de embriões e a inseminação artificial, pudemos aperfeiçoar e reunir as melhores características de diversas raças. Com isso, obtivemos ganhos nos aspectos físicos, maior resistência a doenças e parasitas, melhor desempenho e mais qualidade.

Brincos, coleiras e chips eletrônicos
Estes três artefatos são responsáveis por fazer a identificação e leitura dos animais 24 horas por dia. Assim, criadores acompanham cada cabeça de seus rebanhos e analisar pontos que precisam ser aprimorados para alcançar os melhores resultados.

Estações Meteorológicas
Mesmo conhecendo bem a região em que a fazenda está localizada, às vezes o pecuarista é pego de surpresa com as mudanças climáticas. Por isso, mini estações meteorológicas estão cada vez mais presentes na vida do produtor rural. Como o nome sugere, elas são locais equipados com instrumentos de medição em que são registrados dados para análise do tempo meteorológico, facilitando a tomada de decisões - como irrigar ou não uma pastagem ou aplicar um herbicida, por exemplo.

Nutrição e suplementação animal
Cada criação possui suas peculiaridades e quase sempre as pastagens, por melhores que sejam, não conseguem atender todas as demandas, principalmente em épocas de seca. Então, a nutrição e suplementação são imprescindíveis, pois, assim, é possível identificar déficits e desenvolver fórmulas capazes de assegurar uma alimentação rica e completa para os animais. E para que o rebanho aumente sua produtividade, você pode contar com os nossos produtos.

Em resumo, não é à toa que o Brasil conseguiu dobrar o número total de seu rebanho em apenas 40 anos. São esses elementos que, ano após ano, aumentam nossos índices de natalidade, diminuem a taxa de mortalidade e idade para o abate e, claro, melhoram nosso desempenho e aproveitamento do gado.



Campo Grande/MS - Av. Edgar Lopes de Farias, 87 - (67) 3378-2100
Pontes e Lacerda/MT - Rodovia BR 174-B - (65) 3266-1110
Tag3 - Desenvolvimento Digital